рефераты конспекты курсовые дипломные лекции шпоры

Реферат Курсовая Конспект

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO - раздел Литература, AS ESCRITURAS   1 Doutrina E Convênios é Uma Coletânea De ...

 

1 Doutrina e Convênios é uma coletânea de revelações divinas e declarações inspiradas, dadas para o estabelecimento e regulamentação do reino de Deus na Terra nos últimos dias. Embora a maioria das seções seja dirigida aos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, as mensagens, advertências e exortações são para benefício de toda a humanidade e convidam todas as pessoas de todos os lugares para ouvirem a voz do Senhor Jesus Cristo, falando-lhes para o seu bem-estar terreno e sua salvação eterna.

2 A maior parte das revelações desta coletânea foi recebida por intermédio de Joseph Smith, Jr., o primeiro profeta e presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Outras foram dadas por meio de alguns de seus sucessores na Presidência. (Ver cabeçalhos das seções 135, 136 e 138, bem como Declarações Oficiais 1 e 2.)

3 O livro de Doutrina e Convênios é uma das obras-padrão da Igreja, ao lado da Bíblia Sagrada, do Livro de Mórmon e da Pérola de Grande Valor. Entretanto, Doutrina e Convênios é uma obra singular, por não ser a tradução de um documento antigo, mas ter origem moderna; foi dada por Deus por meio de profetas escolhidos para a restauração de sua sagrada obra e para o estabelecimento do reino de Deus na Terra nestes dias. Nas revelações, ouve-se a voz terna, porém firme, do Senhor Jesus Cristo falando de novo na dispensação da plenitude dos tempos; e a obra aqui iniciada é uma preparação para sua segunda vinda, em cumprimento das palavras de todos os santos profetas desde o princípio do mundo e de acordo com elas.

4 Joseph Smith Júnior nasceu em 23 de dezembro de 1805 em Sharon, Condado de Windsor, Estado de Vermont. Ainda criança, mudou-se com a família para Manchester, no oeste do Estado de Nova York. Foi quando morava perto de Manchester, na primavera de 1820, aos quatorze anos de idade, que recebeu sua primeira visão, ocasião em que foi visitado em pessoa por Deus, o Pai Eterno, e seu Filho Jesus Cristo. Foi-lhe dito nessa visão que a verdadeira Igreja de Jesus Cristo, que fora estabelecida na época do Novo Testamento e administrara a plenitude do evangelho, já não existia na Terra. Seguiram-se outras manifestações divinas em que recebeu instruções de muitos anjos; foi-lhe revelado que Deus tinha uma obra especial para ele realizar na Terra e que, por intermédio dele, a Igreja de Jesus Cristo seria restaurada na Terra.

5 Com o decorrer do tempo, Joseph Smith, com a ajuda divina, traduziu e publicou o Livro de Mórmon. Nesse meio tempo, ele e Oliver Cowdery foram ordenados ao Sacerdócio Aarônico por João Batista em maio de 1829 (ver D&C 13) e, pouco depois, foram também ordenados ao Sacerdócio de Melquisedeque pelos antigos apóstolos Pedro, Tiago e João. (Ver D&C 27:12.) Seguiram-se outras ordenações, nas quais Moisés, Elias o profeta, Elias e muitos profetas antigos conferiram-lhes as chaves do sacerdócio. (Ver D&C 110; 128:18, 21.) Essas ordenações foram, na realidade, uma restituição da autoridade divina ao homem na Terra. Em 6 de abril de 1830, sob orientação celestial, o Profeta Joseph Smith organizou a Igreja e, assim, a verdadeira Igreja de Jesus Cristo atua novamente como instituição entre os homens, com autoridade para ensinar o evangelho e administrar as ordenanças de salvação. (Ver Pérola de Grande Valor, Joseph Smith—História 1:1–75 e D&C 20.)

6 Estas revelações sagradas foram recebidas em resposta a orações, em momentos de necessidade, e resultaram de situações da vida de pessoas reais. O Profeta e seus companheiros buscavam orientação divina e estas revelações atestam que eles a recebiam. Nas revelações observam-se a restauração e o desenrolar do evangelho de Jesus Cristo, bem como o início da dispensação da plenitude dos tempos. Nas revelações aparecem também o deslocamento da Igreja em direção ao oeste, saindo dos estados de Nova York e Pensilvânia para os estados de Ohio, Missouri, Illinois e, finalmente, para a Grande Bacia do oeste dos Estados Unidos, bem como a grande luta dos santos na tentativa de edificar Sião na Terra nos tempos modernos.

7 Várias das primeiras seções tratam de assuntos relacionados à tradução e à publicação do Livro de Mórmon. (Ver seções 3, 5, 10, 17 e 19.) Algumas seções posteriores refletem o trabalho do Profeta Joseph Smith ao fazer uma tradução inspirada da Bíblia, durante a qual foram recebidas muitas das importantes seções doutrinárias. (Ver, por exemplo, as seções 37, 45, 73, 76, 77, 86, 91 e 132, todas diretamente relacionadas, de uma forma ou de outra, com a tradução da Bíblia.)

8 Nas revelações, as doutrinas do evangelho são apresentadas com explicações sobre assuntos fundamentais, como a natureza da Trindade, a origem do homem, a realidade da existência de Satanás, o propósito da mortalidade, a necessidade da obediência e do arrependimento, as obras do Santo Espírito, as ordenanças e cerimônias ligadas à salvação, o destino da Terra, as condições futuras do homem após a ressurreição e o julgamento, a eternidade do relacionamento matrimonial e a natureza eterna da família. Da mesma forma, é apresentado o desenvolvimento gradual da estrutura administrativa da Igreja, com o chamado de bispos, da Primeira Presidência, do Conselho dos Doze e dos Setenta, bem como com a criação de outros ofícios e quóruns presidentes. Finalmente, o testemunho prestado sobre Jesus Cristo—sua divindade, majestade, perfeição, seu amor e poder redentor—torna este livro muito valioso para a família humana e mais precioso que as riquezas de toda a Terra.

9 Diversas revelações foram publicadas em 1833 em Sião (Independence), Estado de Missouri, com o título de A Book of Commandments for the Government of the Church of Christ (Livro de Mandamentos para o Governo da Igreja de Cristo). Concernente a essa publicação, os élderes da Igreja prestaram solene testemunho de que o Senhor lhes testificara que as revelações eram verdadeiras. Como o Senhor continuou a se comunicar com seus servos, publicou-se dois anos mais tarde, em Kirtland, Estado de Ohio, uma compilação ampliada, com o título de Doctrine and Covenants of the Church of the Latter Day Saints (Doutrina e Convênios da Igreja dos Santos dos Últimos Dias). A essa publicação de 1835 foi anexado o seguinte testemunho escrito dos Doze Apóstolos:

 

TESTEMUNHO DOS

DOZE APÓSTOLOS QUANTO À VERACIDADE DO

LIVRO DE DOUTRINA E CONVÊNIOS

 

1 O Depoimento das Testemunhas quanto ao Livro dos Mandamentos do Senhor, mandamentos esses que Ele deu a Sua Igreja por intermédio de Joseph Smith, Jr., que foi designado pela voz da Igreja para tal propósito:

2 Nós, portanto, desejamos testemunhar a toda a humanidade, a toda criatura da face da Terra, que o Senhor testificou a nossa alma, por meio do Espírito Santo derramado sobre nós, que esses mandamentos foram dados por inspiração de Deus, que são úteis para todos os homens e realmente verdadeiros.

3 Prestamos este testemunho ao mundo com a ajuda do Senhor; e é por meio da graça de Deus, o Pai, e Seu Filho, Jesus Cristo, que nos é concedido o privilégio de prestar este testemunho ao mundo, em que muito nos rejubilamos, orando sempre ao Senhor para que os filhos dos homens se beneficiem dele.

 

4 Os nomes dos Doze eram:

 

Thomas B. Marsh

David W. Patten

Brigham Young

Heber C. Kimball

Orson Hyde

Wm. E. McLellin

Parley P. Pratt

Luke S. Johnson

William Smith

Orson Pratt

John F. Boynton

Lyman E. Johnson

 

5 Em edições posteriores de Doutrina e Convênios, foram acrescentadas outras revelações ou assuntos oficiais conforme recebidos e aceitos por assembléias ou conferências competentes da Igreja.

6 A partir da edição de 1835, foi também incluída uma série de sete lições teológicas intituladas Lectures on Faith (Dissertações sobre a Fé). Essas lições haviam sido preparadas para uso na Escola dos Profetas em Kirtland, Estado de Ohio, de 1834 a 1835. Embora de utilidade como doutrina e instruções, essas dissertações foram excluídas de Doutrina e Convênios a partir da edição de 1921 porque não foram dadas nem apresentadas como revelações a toda a Igreja.

8 É evidente que alguns erros foram perpetuados em edições passadas publicadas em inglês, especialmente nas partes históricas dos cabeçalhos das seções. Assim, esta edição contém correções de datas e nomes de lugares, além de algumas outras correções menores julgadas convenientes. Essas modificações foram feitas com o propósito de harmonizar o material com os documentos históricos. Outras características especiais desta edição incluem o aperfeiçoamento das referências remissivas, dos cabeçalhos e das sinopses das seções; tudo isso visando ajudar os leitores a entenderem a mensagem do Senhor, como apresentada em Doutrina e Convênios, e a rejubilarem-se com ela.

7 As introduções das seções de Doutrina e Convênios contêm referências a History of the Church (História da Igreja). History of the Church é um relato histórico, em sete volumes, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, de 1820 a 1848. Como esses livros não foram traduzidos e existem apenas em inglês, as citações de History of the Church encontradas nos sumários das seções desta edição de Doutrina e Convênios referem-se aos volumes dessa história em inglês.

 

ORDEM CRONOLÓGICA DO CONTEÚDO

 

Data Local Seções

1 1823 Setembro Manchester, Nova York 2

2 1828 Julho Harmony, Pensilvânia 3

Verão Harmony, Pensilvânia 10

3 1829 Fevereiro Harmony, Pensilvânia 4

Março Harmony, Pensilvânia 5

Abril Harmony, Pensilvânia 6, 7, 8, 9

Maio Harmony, Pensilvânia 11, 12, 13

Junho Fayette, Nova York 14, 15, 16, 17, 18

4 1830 Março Manchester, Nova York 19

Abril Fayette, Nova York 20*, 21

Abril Manchester, Nova York 22, 23

Julho Harmony, Pensilvânia 24, 25, 26

Agosto Harmony, Pensilvânia 27

Setembro Fayette, Nova York 28, 29, 30, 31

Outubro Fayette, Nova York 32*, 33

Novembro Fayette, Nova York 34

Dezembro Fayette, Nova York 35, 36, 37

5 1831 Janeiro Fayette, Nova York 38, 39, 40

Fevereiro Kirtland, Ohio 41, 42, 43, 44

Março Kirtland, Ohio 45, 46, 47, 48, 49

Maio Kirtland, Ohio 50

Maio Thompson, Ohio 51

Junho Kirtland, Ohio 52, 53, 54, 55, 56

Julho Sião, Condado de Jackson, Missouri 57

Agosto Sião, Condado de Jackson, Missouri 58, 59, 60

Agosto Junto ao Rio Missouri, Missouri 61, 62

Agosto Kirtland, Ohio 63

Setembro Kirtland, Ohio 64

Outubro Hiram, Ohio 65

Outubro Orange, Ohio 66

Novembro Hiram, Ohio 1, 67, 68, 69, 133

Novembro Kirtland, Ohio 70

Dezembro Hiram, Ohio 71

Dezembro Kirtland, Ohio 72

6 1832 Janeiro Hiram, Ohio 73, 74

Janeiro Amherst, Ohio 75

Fevereiro Hiram, Ohio 76

Março Hiram, Ohio 77, 78, 79, 80, 81

Abril Condado de Jackson, Missouri 82, 83

Abril Independence, Missouri 83

Agosto Hiram, Ohio 99

Setembro Kirtland, Ohio 84

Novembro Kirtland, Ohio 85

Dezembro Kirtland, Ohio 86, 87*, 88

7 1833 Fevereiro Kirtland, Ohio 89

Março Kirtland, Ohio 90, 91, 92

Maio Kirtland, Ohio 93, 94

Junho Kirtland, Ohio 95, 96

Agosto Kirtland, Ohio 97, 98

Outubro Perrysburg, Nova York 100

Dezembro Kirtland, Ohio 101

8 1834 Fevereiro Kirtland, Ohio 102, 103

Abril Kirtland, Ohio 104*

Junho Rio Fishing, Missouri 105

Novembro Kirtland, Ohio 106

9 1835 Março Kirtland, Ohio 107

Agosto Kirtland, Ohio 134

Dezembro Kirtland, Ohio 108

10 1836 Janeiro Kirtland, Ohio 137

Março Kirtland, Ohio 109

Abril Kirtland, Ohio 110

Agosto Salém, Massachusetts 111

11 1837 Julho Kirtland, Ohio 112

12 1838 Março Far West, Missouri 113*

Abril Far West, Missouri 114, 115

Maio Spring Hill, Condado de Daviess, Missouri 116

Julho Far West, Missouri 117, 118, 119, 120

13 1839 Março Cadeia de Liberty, Condado de Clay, Missouri 121, 122, 123

14 1841 Janeiro Nauvoo, Illinois 124

Março Nauvoo, Illinois 125

Julho Nauvoo, Illinois 126

15 1842 Setembro Nauvoo, Illinois 127, 128

16 1843 Fevereiro Nauvoo, Illinois 129

Abril Ramus, Illinois 130

Maio Ramus, Illinois 131

Julho Nauvoo, Illinois 132

17 1844 Junho Nauvoo, Illinois 135

18 1847 Janeiro Winter Quarters (Acampamento de Inverno, agora Nebraska) 136

19 1890 Outubro Salt Lake City, Utah Declaração Oficial—1

20 1918 Outubro Salt Lake City, Utah 138

21 1978 Junho Salt Lake City, Utah Declaração Oficial—2

 

*No lugar indicado ou em suas proximidades.

 

DOUTRINA E CONVÊNIOS

 

Seção:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

61 62 63 64 65 66 67 68 69 70

71 72 73 74 75 76 77 78 79 80

81 82 83 84 85 86 87 88 89 90

91 92 93 94 95 96 97 98 99 100

101 102 103 104 105 106 107 108 109 110

111 112 113 114 115 116 117 118 119 120

121 122 123 124 125 126 127 128 129 130

131 132 133 134 135 136 137 138

 

SEÇÃO 1

 

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, durante uma conferência especial de élderes da Igreja, realizada em Hiram, Estado de Ohio, em 1º de novembro de 1831 [History of the Church (História da Igreja) 1:221–224]. Muitas revelações haviam sido recebidas do Senhor antes dessa data e sua compilação para serem publicadas em forma de livro foi um dos principais assuntos aprovados na conferência. Esta seção constitui o prefácio do Senhor às doutrinas, convênios e mandamentos dados nesta dispensação.

 

1–7, A voz de advertência dirige-se a todos os povos;

8–16, Apostasia e iniqüidade precedem a Segunda Vinda;

17–23, Joseph Smith chamado para restaurar na Terra as verdades e os poderes do Senhor;

24–33, O Livro de Mórmon é trazido à luz e a verdadeira Igreja é estabelecida;

34–36, A paz será tirada da Terra;

37–39, Examinai estes mandamentos.

 

1 ESCUTAI, ó povo da minha igreja, diz a voz daquele que habita no alto e cujos olhos estão sobre todos os homens; sim, em verdade vos digo: Escutai, ó povos distantes e vós, que estais nas ilhas do mar, escutai juntamente.

2 Pois em verdade a voz do Senhor dirige-se a todos os homens e ninguém há de escapar; e não haverá olho que não veja nem ouvido que não ouça nem coração que não seja penetrado.

3 E os rebeldes serão afligidos com muita tristeza, porque suas iniqüidades serão proclamadas em cima dos telhados e seus feitos secretos serão revelados.

4 E a voz de advertência irá a todos os povos pela boca de meus discípulos, que escolhi nestes últimos dias.

5 E eles irão e ninguém os deterá, porque eu, o Senhor, os mandei ir.

6 Eis que esta é a minha autoridade e a autoridade de meus servos e o meu prefácio ao livro de meus mandamentos, os quais lhes dei para que os publicassem para vós, ó habitantes da Terra.

7 Portanto temei e tremei, ó povos, porque o que eu, o Senhor, neles decretei, neles será cumprido.

8 E em verdade vos digo que àqueles que saírem para levar estas novas aos habitantes da Terra será dado poder para selar, tanto na Terra como nos céus, os incrédulos e rebeldes;

9 Sim, em verdade, selá-los para o dia em que a ira de Deus se derramar sem medida sobre os iníquos—

10 Para o dia em que o Senhor vier recompensar cada homem de acordo com suas obras e medir cada homem com a mesma medida com que ele houver medido seu próximo.

11 Portanto a voz do Senhor chega aos confins da Terra, para que ouçam os que quiserem ouvir:

12 Preparai-vos, preparai-vos para o que está para vir, porque o Senhor está perto;

13 E a ira do Senhor está acesa e sua espada está lavada nos céus e sobre os habitantes da Terra cairá.

14 E o braço do Senhor será revelado; e chegará o dia em que aqueles que não ouvirem a voz do Senhor nem a voz de seus servos nem atenderem às palavras dos profetas e apóstolos serão afastados do meio do povo;

15 Pois desviaram-se de minhas ordenanças e quebraram meu convênio eterno.

16 Não buscam o Senhor para estabelecer sua justiça, mas todo homem anda em seu próprio caminho e segundo a imagem de seu próprio deus, cuja imagem é à semelhança do mundo e cuja substância é a de um ídolo que envelhece e perecerá em Babilônia, sim, Babilônia, a grande, que cairá.

17 Portanto eu, o Senhor, conhecendo as calamidades que adviriam aos habitantes da Terra, chamei meu servo Joseph Smith Júnior e falei-lhe do céu e dei-lhe mandamentos;

18 E também a outros dei mandamentos de proclamar estas coisas ao mundo; e tudo isso para que se cumprisse o que foi escrito pelos profetas—

19 As coisas fracas do mundo virão e abaterão as poderosas e fortes, para que o homem não aconselhe seu próximo nem confie no braço de carne—

20 Que todo homem, porém, fale em nome de Deus, o Senhor, sim, o Salvador do mundo;

21 Para que a fé também aumente na Terra;

22 Para que o meu eterno convênio seja estabelecido;

23 Para que a plenitude do meu evangelho seja proclamada pelos fracos e pelos simples aos confins da Terra e perante reis e governantes.

24 Eis que eu sou Deus e disse-o; estes mandamentos são meus e foram dados a meus servos em sua fraqueza, conforme a sua maneira de falar, para que alcançassem entendimento.

25 E se errassem, isso fosse revelado;

26 E se buscassem sabedoria, fossem instruídos;

27 E se pecassem, fossem repreendidos, para que se arrependessem;

28 E se fossem humildes, fossem fortalecidos e abençoados do alto e recebessem conhecimento de tempos em tempos.

29 Sim, e para que meu servo Joseph Smith Júnior depois de haver recebido o registro dos nefitas, tivesse poder para traduzir, pela misericórdia de Deus, pelo poder de Deus, o Livro de Mórmon.

30 E também para que aqueles a quem foram dados estes mandamentos tivessem poder para estabelecer o alicerce desta igreja e tirá-la da obscuridade e das trevas, a única igreja verdadeira e viva na face de toda a Terra, com a qual eu, o Senhor, me deleito, falando à igreja coletiva e não individualmente—

31 Pois eu, o Senhor, não posso encarar o pecado com o mínimo grau de tolerância;

32 Entretanto, aquele que se arrepender e cumprir os mandamentos do Senhor será perdoado;

33 E aquele que não se arrepender, dele será tirada até a luz que recebeu, pois meu Espírito não contenderá sempre com o homem, diz o Senhor dos Exércitos.

34 E também em verdade vos digo, ó habitantes da Terra: Eu, o Senhor, estou disposto a tornar conhecidas estas coisas a toda carne;

35 Porque não faço acepção de pessoas e desejo que todos os homens saibam que o dia rapidamente se aproxima; ainda não é chegada a hora, mas está perto, em que a paz será tirada da Terra e o diabo terá poder sobre seu próprio domínio.

36 E também o Senhor terá poder sobre seus santos e reinará em seu meio e descerá para julgar Iduméia, ou seja, o mundo.

37 Examinai estes mandamentos, porque são verdadeiros e fiéis; e as profecias e as promessas neles contidas serão todas cumpridas.

38 O que eu, o Senhor, disse está dito e não me desculpo; e ainda que passem os céus e a Terra, minha palavra não passará, mas será toda cumprida, seja pela minha própria voz ou pela voz de meus servos, é o mesmo.

39 Pois eis que o Senhor é Deus e o Espírito testifica; e o testemunho é verdadeiro e a verdade permanece para todo o sempre. Amém.

 

SEÇÃO 2

 

Extrato das palavras do anjo Morôni a Joseph Smith, o Profeta, quando este se achava na casa de seu pai em Manchester, Estado de Nova York, na noite de 21 de setembro de 1823 (History of the Church 1:12). Morôni foi o último de uma longa série de historiadores que escreveram o registro hoje conhecido no mundo como o Livro de Mórmon. (Comparar com Malaquias 4:5–6; também seções 27:9; 110:13–16 e 128:18.)

 

1, Elias, o profeta, revelará o sacerdócio;

2–3, Plantam-se as promessas dos pais no coração dos filhos.

 

1 EIS que vos revelarei o Sacerdócio pela mão de Elias, o profeta, antes da vinda do grande e terrível dia do Senhor.

2 E ele plantará no coração dos filhos as promessas feitas aos pais e o coração dos filhos voltar-se-á para seus pais.

3 Se assim não fosse, toda a Terra seria completamente destruída na sua vinda.

 

SEÇÃO 3

 

Revelação dada a Joseph Smith, o Profeta, em Harmony, Estado da Pensilvânia, em julho de 1828, referente à perda de 116 páginas do manuscrito traduzido da primeira parte do Livro de Mórmon, chamada Livro de Leí. O Profeta havia permitido, com relutância, que essas páginas passassem de sua custódia à de Martin Harris, que servira por pouco tempo como escrevente na tradução do Livro de Mórmon. A revelação foi dada por meio do Urim e Tumim. (History of the Church 1:21–23) (Ver seção 10.)

 

1–4, O caminho do Senhor é um círculo eterno;

5–15, Joseph Smith precisa arrepender-se ou perderá o dom de traduzir;

16–20, O Livro de Mórmon é trazido à luz para salvar a semente de Leí.

 

1 AS obras e os desígnios e os propósitos de Deus não podem ser frustrados nem podem se dissipar.

2 Porque Deus não anda por veredas tortuosas nem se volta para a direita ou para a esquerda nem se desvia daquilo que disse; portanto suas veredas são retas e seu caminho é um círculo eterno.

3 Lembra-te, lembra-te de que não é a obra de Deus que se frustra, mas a obra dos homens;

4 Pois embora um homem tenha muitas revelações e tenha poder para realizar muitas obras grandiosas, contudo, se ele se vangloriar da própria força e ignorar os conselhos de Deus e seguir os ditames da própria vontade e de seus desejos carnais, cairá e trará sobre si a vingança de um Deus justo.

5 Eis que essas coisas te foram confiadas, mas quão rigorosos foram os mandamentos que recebeste; e lembra-te também das promessas que te foram feitas, caso não os transgredisses.

6 E eis que mui freqüentemente transgrediste os mandamentos e as leis de Deus e seguiste as persuasões dos homens!

7 Pois eis que não devias ter temido mais aos homens do que a Deus. Embora os homens ignorem os conselhos de Deus e desprezem suas palavras—

8 Ainda assim, tu deverias ter sido fiel e ele teria estendido o braço, amparando-te contra todos os dardos flamejantes do adversário; e teria permanecido contigo em todos os momentos de angústia.

9 Eis que tu és Joseph e foste escolhido para fazer a obra do Senhor, mas por causa de transgressão, se não ficares atento, cairás.

10 Lembra-te, porém, de que Deus é misericordioso; portanto arrepende-te do que fizeste contrário ao mandamento que te dei e és ainda escolhido; e és chamado à obra outra vez;

11 A não ser que faças isso, serás abandonado e tornar-te-ás como os outros homens e não mais terás o dom.

12 E quando entregaste aquilo que Deus te deu visão e poder para traduzir, entregaste o que era sagrado nas mãos de um homem iníquo,

13 Que ignorou os conselhos de Deus e quebrou as mais sagradas promessas feitas perante Deus; e confiou no próprio discernimento e vangloriou-se da própria sabedoria.

14 E essa é a razão pela qual perdeste os teus privilégios por certo tempo—

15 Porque permitiste que o conselho de teu orientador fosse pisado desde o princípio.

16 Apesar disso, minha obra avançará, pois como o conhecimento sobre um Salvador veio ao mundo pelo testemunho dos judeus, da mesma forma o conhecimento sobre um Salvador chegará ao meu povo—

17 E aos nefitas e aos jacobitas e aos josefitas e aos zoramitas, pelo testemunho de seus antepassados—

18 E esse testemunho chegará ao conhecimento dos lamanitas e dos lemuelitas e dos ismaelitas, que degeneraram na incredulidade devido à iniqüidade de seus antepassados, a quem o Senhor permitiu que destruíssem seus irmãos, os nefitas, por causa de suas iniqüidades e abominações.

19 E para este fim específico as placas que contêm esses registros foram preservadas—para que se cumprissem as promessas do Senhor a seu povo;

20 E para que os lamanitas tivessem conhecimento de seus antepassados e conhecessem as promessas do Senhor e cressem no evangelho e confiassem nos méritos de Jesus Cristo e fossem glorificados pela fé em seu nome; e para que, pelo seu arrependimento, fossem salvos. Amém.

 

SEÇÃO 4

 

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, a seu pai, Joseph Smith Sênior, em Harmony, Estado da Pensilvânia, em fevereiro de 1829 (History of the Church 1:28).

 

1–4, O serviço devotado salva os ministros do Senhor;

5–6, Qualificam-se para o ministério por meio de atributos divinos;

7, É preciso buscar as coisas de Deus.

 

1 AGORA eis que uma obra maravilhosa está para iniciar-se entre os filhos dos homens.

2 Portanto, ó vós que embarcais no serviço de Deus, vede que o sirvais de todo o coração, poder, mente e força, para que vos apresenteis sem culpa perante Deus no último dia.

3 Portanto, se tendes desejo de servir a Deus, sois chamados ao trabalho;

4 Porque eis que o campo já está branco para a ceifa; e eis que aquele que lança a sua foice com vigor faz reserva, de modo que não perece, mas traz salvação a sua alma;

5 E fé, esperança, caridade e amor, com os olhos fitos na glória de Deus, qualificam-no para o trabalho.

6 Lembrai-vos da fé, da virtude, do conhecimento, da temperança, da paciência, da bondade fraternal, da piedade, da caridade, da humildade, da diligência.

7 Pedi e recebereis; batei e ser-vos-á aberto. Amém.

 

SEÇÃO 5

 

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em Harmony, Estado da Pensilvânia, em março de 1829, por solicitação de Martin Harris (History of the Church 1:28–31).

 

1–10, Esta geração receberá a palavra do Senhor por intermédio de Joseph Smith;

11–18, Três testemunhas testificarão sobre o Livro de Mórmon;

19–20, A palavra do Senhor será confirmada, como nos tempos antigos;

21–35, Martin Harris poderá arrepender-se e ser uma das testemunhas.

 

1 EIS que te digo que como o meu servo Martin Harris desejou receber de minhas mãos um testemunho de que tu, meu servo Joseph Smith Júnior, possuis as placas sobre as quais testemunhaste e que afirmaste teres recebido de mim;

2 E agora, eis que isto lhe dirás: Aquele que te falou, disse: Eu, o Senhor, sou Deus e dei estas coisas a ti, meu servo Joseph Smith Júnior, e ordenei-te que fosses testemunha destas coisas;

3 E fiz com que estabelecesses um convênio comigo de que não as mostrarias a não ser às pessoas a quem eu te ordenasse; e não tens poder sobre elas, a não ser que eu to conceda.

4 E tens um dom para traduzir as placas; e este é o primeiro dom que te conferi; e ordenei-te que não afirmasses ter qualquer outro dom, até que meu propósito fosse cumprido nisso; porque não te concederei outro dom até que isto esteja terminado.

5 Em verdade eu te digo que aos habitantes da Terra sobrevirão desgraças, se não derem ouvidos a minhas palavras;

6 Pois futuramente serás ordenado e sairás levando minhas palavras aos filhos dos homens.

7 Eis que, se não quiserem acreditar em minhas palavras, não crerão em ti, meu servo Joseph, ainda que te fosse possível mostrar-lhes todas essas coisas que te confiei.

8 Oh! esta geração incrédula e obstinada—minha ira está acesa contra ela.

9 Eis que em verdade eu te digo: Reservei as coisas que te confiei, meu servo Joseph, para um sábio propósito meu, que será revelado às gerações futuras;

10 Esta geração, porém, receberá minha palavra por teu intermédio;

11 E ao teu testemunho serão acrescentados os testemunhos de três de meus servos, que chamarei e ordenarei, a quem mostrarei essas coisas; e serão enviados com minhas palavras, dadas por teu intermédio.

12 Sim, saberão com certeza que essas coisas são verdadeiras, porque dos céus lhas declararei.

13 Dar-lhes-ei poder para verem e considerarem essas coisas como são;

14 E a ninguém mais desta geração concederei este poder para receber esse mesmo testemunho neste momento em que minha igreja começa a surgir e a sair do deserto—brilhante como a lua e formosa como o sol e terrível como um exército com estandartes.

15 E enviarei o depoimento de três testemunhas de minha palavra.

16 E eis que visitarei com a manifestação de meu Espírito aqueles que crerem em minhas palavras e eles de mim nascerão, sim, da água e do Espírito—

17 E tu deves esperar ainda um pouco mais, porque ainda não foste ordenado—

18 E o testemunho delas também irá condenar esta geração, se contra elas endurecer o coração;

19 Porque haverá um flagelo assolador entre os habitantes da Terra e continuará a derramar-se de tempos em tempos, se eles não se arrependerem, até que a Terra fique vazia e seus habitantes sejam consumidos e totalmente destruídos pelo resplendor da minha vinda.

20 Eis que te digo estas coisas, assim como também falei ao povo acerca da destruição de Jerusalém; e minha palavra será confirmada agora, como tem sido confirmada até aqui.

21 E agora te ordeno, meu servo Joseph, que te arrependas e andes mais retamente diante de mim; e que não cedas mais às persuasões dos homens;

22 E que sejas firme na obediência aos mandamentos que te dei; e se fizeres isto, eis que te concedo vida eterna, mesmo que sejas morto.

23 E agora também te falo, meu servo Joseph, com respeito ao homem que deseja o testemunho—

24 Eis que lhe digo que ele se exalta a si mesmo e não se humilha suficientemente perante mim; mas se prostrar-se perante mim e humilhar-se em fervorosa oração e fé, com o coração sincero, então permitirei que veja as coisas que deseja ver.

25 E então ele dirá ao povo desta geração: Eis que vi as coisas que o Senhor mostrou a Joseph Smith Júnior e sei, sem dúvida, que são verdadeiras, porque as vi; pois foram-me mostradas pelo poder de Deus e não dos homens.

26 E eu, o Senhor, ordeno a meu servo Martin Harris que não lhes diga nada mais a respeito destas coisas, exceto: Vi-as e foram-me mostradas pelo poder de Deus; e estas são as palavras que deverá dizer.

27 Mas se negar isso, quebrará o convênio que fez anteriormente comigo e eis que será condenado.

28 E agora, a não ser que se humilhe e reconheça perante mim os seus erros e faça convênio comigo de que guardará meus mandamentos e exerça fé em mim, eis que lhe digo que não verá essas coisas, porque não lhe permitirei ver as coisas de que falei.

29 E se for este o caso eu te ordeno, meu servo Joseph, que lhe digas que nada mais faça nem me importune mais a respeito deste assunto.

30 E se for este o caso, eis que te digo, Joseph: Quando tiveres traduzido mais algumas páginas, pára por uns tempos, até que eu te ordene novamente; então poderás voltar a traduzir.

31 E a não ser que faças isso, eis que não terás mais dom e tomarei as coisas que te confiei.

32 E agora, porque antevejo emboscadas para te destruírem, sim, antevejo que se meu servo Martin Harris não se humilhar e não receber de minha mão um testemunho, cairá em transgressão;

33 E há muitos que estão à espreita para eliminar-te da face da Terra; e por isso, para que teus dias se prolonguem, dei-te estes mandamentos.

34 Sim, por essa razão eu disse: Pára e espera até que eu te ordene; e providenciarei meios para realizares as coisas que te ordenei.

35 E se fores fiel na observância de meus mandamentos, serás elevado no último dia. Amém.

 

SEÇÃO 6

 

Revelação dada a Joseph Smith, o Profeta, e a Oliver Cowdery em Harmony, Estado da Pensilvânia, em abril de 1829 (History of the Church 1:32–35). Oliver Cowdery iniciou seus trabalhos como escrevente na tradução do Livro de Mórmon em 7 de abril de 1829. Ele já havia recebido uma manifestação divina, atestando a veracidade do testemunho de Joseph com respeito às placas nas quais estava gravada a história do Livro de Mórmon. Joseph inquiriu o Senhor por intermédio do Urim e Tumim e recebeu esta resposta.

 

1–6, Os que trabalham no campo do Senhor alcançam a salvação;

7–13, Não há dom maior que o dom da salvação;

14–27, O testemunho da verdade é dado pelo poder do Espírito;

28–37, Confiai em Cristo e fazei o bem continuamente.

 

1 UMA grande e maravilhosa obra está para iniciar-se entre os filhos dos homens.

2 Eis que eu sou Deus; atenta para a minha palavra, que é viva e poderosa, mais penetrante que uma espada de dois gumes, que penetra até dividir as juntas e medulas; portanto atenta para minhas palavras.

3 Eis que o campo já está branco para a ceifa; portanto quem deseja ceifar que lance a sua foice com vigor e ceife enquanto durar o dia, a fim de entesourar para sua alma salvação eterna no reino de Deus.

4 Sim, aquele que lança sua foice e ceifa é chamado por Deus.

5 Portanto, se me pedires, receberás; se bateres, ser-te-á aberto.

6 Agora, como me pediste, eis que te digo: Guarda meus mandamentos e procura trazer à luz e estabelecer a causa de Sião;

7 Não busque riquezas, mas sabedoria, e eis que os mistérios de Deus te serão revelados e então serás enriquecido. Eis que é rico aquele que tem a vida eterna.

8 Em verdade, em verdade te digo: Aquilo que desejares de mim ser-te-á concedido; e se o desejares, serás o instrumento para que se faça muito de bom nesta geração.

9 Não pregues coisa alguma a esta geração, a não ser arrependimento; guarda meus mandamentos e ajuda a trazer à luz minha obra, de acordo com meus mandamentos; e serás abençoado.

10 Eis que tens um dom e abençoado és por causa de teu dom. Lembra-te de que ele é sagrado e que vem do alto—

11 E se perguntares, conhecerás mistérios que são grandes e maravilhosos; portanto exercerás teu dom para que desvendes mistérios, para que leves muitos a conhecerem a verdade, sim, para convencê-los do erro de seus caminhos.

12 Não dês a conhecer teu dom, a não ser àqueles que são de tua fé. Não trates com leviandade as coisas sagradas.

13 Se fizeres o bem, sim, e te conservares fiel até o fim, serás salvo no reino de Deus, o que é o maior de todos os dons de Deus; porque não há dom maior que o da salvação.

14 Em verdade, em verdade te digo: Bem-aventurado és pelo que fizeste; porque me procuraste e eis que, tantas vezes quantas inquiriste, recebeste instruções de meu Espírito. Se assim não fora, não terias chegado ao lugar onde agora estás.

15 Eis que tu sabes que me inquiriste e que te iluminei a mente; e agora te digo estas coisas para que saibas que foste iluminado pelo Espírito da verdade;

16 Sim, digo-te para que saibas que ninguém há, a não ser Deus, que conheça teus pensamentos e os intentos de teu coração.

17 Digo-te estas coisas como um testemunho a ti de que as palavras, ou seja, a obra que estás escrevendo é verdadeira.

18 Portanto sê diligente; apóia fielmente meu servo Joseph em qualquer circunstância difícil em que se encontrar por causa da palavra.

19 Admoesta-o a respeito de suas faltas e aceita suas admoestações. Sê paciente; sê sóbrio; sê temperante; tem paciência, fé, esperança e caridade.

20 Eis que tu és Oliver e falei contigo por causa de teus desejos; portanto entesoura estas palavras no coração. Sê fiel e diligente na observância dos mandamentos de Deus e envolver-te-ei nos braços de meu amor.

21 Eis que eu sou Jesus Cristo, o Filho de Deus. Sou o mesmo que vim para os meus e os meus não me receberam. Eu sou a luz que resplandece nas trevas e as trevas não a compreendem.

22 Em verdade, em verdade eu te digo: Se desejas mais um testemunho, volve tua mente para a noite em que clamaste a mim em teu coração a fim de saberes a respeito da veracidade destas coisas.

23 Não dei paz a tua mente quanto ao assunto? Que maior testemunho podes ter que o de Deus?

24 E agora, eis que recebeste um testemunho; porque, se eu te disse coisas que homem algum sabe, não recebeste um testemunho?

25 E eis que te concedo o dom, se de mim o desejas, de traduzir, sim, como meu servo Joseph.

26 Em verdade, em verdade te digo que existem registros que contêm muito de meu evangelho, os quais foram retidos por causa da iniqüidade do povo;

27 E agora te ordeno que, se tens bons desejos—um desejo de acumular para ti tesouros no céu—então auxilia a trazer à luz, com teu dom, as partes de minhas escrituras que foram escondidas por causa de iniqüidade.

28 E agora eis que te concedo, e também a meu servo Joseph, as chaves deste dom, que trará à luz este ministério; e pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra será estabelecida.

29 Em verdade, em verdade vos digo: Se rejeitarem minhas palavras e esta parte de meu evangelho e ministério, bem-aventurados sereis, porque não poderão fazer a vós mais do que fizeram a mim.

30 E mesmo se vos fizerem o que fizeram a mim, bem-aventurados sereis, pois habitareis comigo em glória.

31 Mas se não rejeitarem minhas palavras, as quais serão estabelecidas pelo testemunho que será dado, bem-aventurados serão e, aí, tereis gozo no fruto de vossos labores.

32 Em verdade, em verdade vos digo, como disse a meus discípulos: Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, tratando de alguma coisa, eis que aí estarei no meio deles—assim também estou no meio de vós.

33 Não tenhais receio de praticar o bem, meus filhos, pois o que semeardes, isso colhereis; portanto, se semeardes o bem, colhereis o bem como vossa recompensa.

34 Portanto não temais, pequeno rebanho; fazei o bem; deixai que a Terra e o inferno se unam contra vós, pois se estiverdes estabelecidos sobre minha rocha, eles não poderão prevalecer.

35 Eis que eu não vos condeno; segui vossos caminhos e não pequeis mais; executai com seriedade a obra que vos ordenei.

36 Buscai-me em cada pensamento; não duvideis, não temais.

37 Vede as feridas que me perfuraram o lado e também as marcas dos cravos em minhas mãos e pés; sede fiéis, guardai meus mandamentos e herdareis o reino do céu. Amém.

 

SEÇÃO 7

 

Revelação dada a Joseph Smith, o Profeta, e Oliver Cowdery em Harmony, Estado da Pensilvânia, em abril de 1829, quando por meio do Urim e Tumim inquiriram se João, o discípulo amado, permanecera na carne ou morrera. A revelação é a versão traduzida do registro feito em pergaminho por João e escondido por ele mesmo (History of the Church 1:35–36).

 

1–3, João, o Amado, viverá até que o Senhor venha;

4–8, Pedro, Tiago e João possuem as chaves do evangelho.

 

1 E O Senhor disse-me: João, meu amado, o que desejas? Pois se pedires o que desejas, ser-te-á concedido.

2 E eu disse-lhe: Senhor, dá-me poder sobre a morte, para que eu viva e traga almas a ti.

3 E o Senhor disse-me: Em verdade, em verdade te digo: Visto que o desejaste, permanecerás até que eu venha em minha glória e profetizarás perante nações, tribos, línguas e povos.

4 E por esse motivo o Senhor disse a Pedro: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Pois ele pediu-me que pudesse trazer almas a mim, mas tu me pediste para ir rapidamente ter comigo em meu reino.

5 Digo-te, Pedro, que esse foi um bom desejo; mas o meu amado desejou fazer mais, ou seja, uma obra ainda maior entre os homens do que aquilo que fez antes.

6 Sim, ele se propôs a uma obra maior; portanto torná-lo-ei como fogo flamejante e um anjo ministrador; ele ministrará em favor daqueles que serão os herdeiros da salvação e habitam a Terra.

7 E farei com que ministres junto a ele e a teu irmão Tiago; e a vós três darei este poder e as chaves deste ministério até que eu venha.

8 Em verdade vos digo que ambos recebereis conforme vossos desejos, pois ambos vos regozijais naquilo que desejastes.

 

SEÇÃO 8

 

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, a Oliver Cowdery em Harmony, Estado da Pensilvânia, em abril de 1829 (History of the Church 1:36–37). Durante a tradução do Livro de Mórmon, Oliver, que continuava como escrevente quando o profeta ditava, desejou receber o dom da tradução. O Senhor deu esta revelação em resposta a sua súplica.

 

1–5, As revelações são dadas pelo poder do Espírito Santo;

6–12, O conhecimento dos mistérios de Deus e o poder para traduzir registros antigos vêm-nos pela fé.

 

1 OLIVER Cowdery, em verdade em verdade eu te digo que, tão certamente quanto vive o Senhor, que é teu Deus e teu Redentor, tão certamente receberás conhecimento de todas as coisas que pedires com fé, com um coração honesto, crendo que receberás conhecimento concernente a gravações de velhos registros que são antigos, os quais contêm aquelas partes de minhas escrituras das quais se falou pela manifestação de meu Espírito.

2 Sim, eis que eu te falarei em tua mente e em teu coração, pelo Espírito Santo que virá sobre ti e que habitará em teu coração.

3 Ora, eis que este é o espírito de revelação; eis que este é o espírito pelo qual Moisés conduziu os filhos de Israel através do Mar Vermelho, em terra seca.

4 Portanto este é teu dom; usa-o e serás abençoado, porque te livrará das mãos de teus inimigos, ao passo que, se assim não fosse, eles te matariam e levariam tua alma à destruição.

5 Oh! Lembra-te destas palavras e guarda meus mandamentos. Lembra-te, este é teu dom.

6 Agora, este não é teu único dom; porque tens outro dom, que é o dom de Aarão; eis que esse dom tem manifestado muitas coisas a ti;

7 Eis que nenhum outro poder existe, a não ser o poder de Deus, que faça com que este dom de Aarão esteja contigo.

8 Portanto não duvides, porque é o dom de Deus; e tê-lo-ás em tuas mãos e farás obras maravilhosas; e nenhum poder será capaz de tirá-lo de tuas mãos, porque é a obra de Deus.

9 E, portanto, qualquer coisa que pedires que eu te diga por esse meio conceder-te-ei e receberás conhecimento a respeito dela.

10 Lembra-te de que sem fé nada podes fazer; portanto pede com fé. Não trates essas coisas levianamente; não peças o que não deves.

11 Pede que te seja concedido conhecer os mistérios de Deus e que possas traduzir e receber conhecimento de todos os registros antigos que foram ocultos e que são sagrados; e ser-te-á feito segundo a tua fé.

12 Eis que fui eu quem o disse; e eu sou o mesmo que te falou desde o princípio. Amém.

 

SEÇÃO 9

 

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, a Oliver Cowdery em Harmony, Estado da Pensilvânia, em abril de 1829 (History of the Church 1:37–38). Oliver é admoestado a ser paciente e a contentar-se, naquela época, em escrever as palavras ditadas pelo tradutor, em vez de tentar traduzir.

 

1–6, Outros registros antigos ainda estão para ser traduzidos;

7–14, O Livro de Mórmon é traduzido por estudo e por confirmação espiritual.

 

1 EIS que eu te digo, meu filho, que por não teres traduzido conforme me havias pedido e começado outra vez a escrever para meu servo Joseph Smith Júnior desejo que assim continues até que tenhas terminado este registro que confiei a ele.

2 E então, eis que te concederei poder para ajudares a traduzir outros registros que tenho.

3 Sê paciente, meu filho, porque isto é segundo minha sabedoria e não convém que traduzas neste momento.

4 Eis que o trabalho para o qual és chamado é escrever para meu servo Joseph.

5 E eis que foi por não teres continuado como no princípio, quando começaste a traduzir, que tirei esse privilégio de ti.

6 Não murmures, meu filho, porque foi segundo minha sabedoria que agi contigo dessa maneira.

7 Eis que não compreendeste; supuseste que eu o concederia a ti, quando nada fizeste a não ser pedir-me.

8 Mas eis que eu te digo que deves estudá-lo bem em tua mente; depois me deves perguntar se está certo e, se estiver certo, farei arder dentro de ti o teu peito; portanto sentirás que está certo.

9 Mas se não estiver certo, não terás tais sentimentos; terás, porém, um estupor de pensamento que te fará esquecer o que estiver errado; portanto não podes escrever aquilo que é sagrado a não ser que te seja concedido por mim.

10 Ora, se tivesses sabido disto, poderias ter traduzido; contudo não convém que traduzas agora.

11 Eis que era conveniente quando começaste, mas temeste e a hora passou; e agora não convém.

12 Pois não vês que, para compensar, dei força suficiente a meu servo Joseph? E a nenhum de vós condenei.

13 Faze isto que te ordenei e prosperarás. Sê fiel e não cedas à tentação alguma.

14 Permanece firme no trabalho para o qual te chamei e nem um fio de cabelo de tua cabeça se perderá; e serás elevado no último dia. Amém.

 

SEÇÃO 10

 

Revelação dada a Joseph Smith, o Profeta, em Harmony, Estado da Pensilvânia, no verão de 1828 (History of the Church 1:20–23). Nela o Senhor informa Joseph sobre alterações feitas por homens iníquos nas 116 páginas do manuscrito extraídas da tradução do Livro de Leí, no Livro de Mórmon. Essas páginas manuscritas haviam sido perdidas enquanto em poder de Martin Harris, a quem elas haviam sido temporariamente confiadas. (Ver cabeçalho da seção 3.) O desígnio iníquo consistia em aguardar a retradução da matéria contida naquelas páginas roubadas e então mostrar as discrepâncias criadas pelas alterações, desacreditando, assim, o tradutor. Mostra-se no Livro de Mórmon que esse propósito iníquo havia sido concebido por Satanás e era conhecido pelo Senhor, até mesmo enquanto Mórmon, o antigo historiador nefita, fazia o resumo das placas acumuladas. (Ver Palavras de Mórmon 1:3–7.)

 

1–26, Satanás incita homens iníquos a oporem-se à obra do Senhor;

27–33, Ele procura destruir a alma dos homens;

34–52, O evangelho deve chegar aos lamanitas e a todas as nações por meio do Livro de Mórmon;

53–63, O Senhor estabelecerá sua Igreja e seu evangelho entre os homens;

64–70, Ele reunirá em sua Igreja os que se arrependerem e salvará os obedientes.

 

1 AGORA, eis que te digo que porque entregaste esses escritos, que recebeste poder para traduzir por meio do Urim e Tumim, nas mãos de um homem iníquo, tu os perdeste.

2 E ao mesmo tempo perdeste também o teu dom, escurecendo-se a tua mente.

3 Não obstante, agora te é restituído; portanto sê fiel e continua, até terminares, o restante do trabalho de tradução como iniciaste.

4 Não corras mais depressa nem trabalhes mais do que te permitam as tuas forças e os meios concedidos para que te seja possível traduzir; mas sê diligente até o fim.

5 Ora sempre, para que saias vencedor; sim, para que venças Satanás e escapes das mãos dos servos de Satanás, que apóiam o trabalho dele.

6 Eis que tentaram destruir-te; sim, até o homem em quem confiaste procurou destruir-te.

7 E por isso eu disse que ele é um homem iníquo, porque procurou tirar as coisas que te foram confiadas; e também procurou destruir teu dom.

8 E porque entregaste os escritos em suas mãos, eis que homens iníquos os tiraram de ti.

9 Portanto os entregaste, sim, aquilo que era sagrado, à iniqüidade.

10 E eis que Satanás os incitou em seus corações a alterarem as palavras que fizeste escrever, ou seja, que tu traduziste e que saíram de tuas mãos.

11 E eis que te digo que, porque alteraram as palavras, lêem diferentemente do que traduziste e fizeste escrever;

12 E dessa forma o diabo procurou armar um plano astuto a fim de destruir esta obra;

13 Pois ele incitou-os em seus corações a fazerem isso para que, mentindo, possam dizer que te apanharam nas palavras que fingiste traduzir.

14 Em verdade eu te digo que não permitirei que Satanás realize seus desígnios iníquos com relação a isto.

15 Pois eis que os incitou em seus corações a te persuadirem a tentar o Senhor teu Deus, pedindo para traduzi-las outra vez.

16 E então, eis que dizem e pensam no coração—Veremos se Deus lhe deu poder para traduzir; se assim for, dar-lhe-á novamente;

17 E se Deus lhe der poder outra vez ou se ele traduzir de novo, ou seja, se escrever as mesmas palavras, eis que nós as temos conosco e as alteramos;

18 Portanto não coincidirão; e diremos que mentiu em suas palavras e que ele não tem dom algum e que não possui qualquer poder;

19 Portanto nós o destruiremos e também à obra; e faremos isso para que no final não sejamos envergonhados e para que obtenhamos a glória do mundo.

20 Em verdade, em verdade eu te digo que Satanás exerce grande poder sobre seus corações e incita-os à iniqüidade, contra aquilo que é bom;

21 E seus corações são corruptos e cheios de iniqüidade e abominações; e amam as trevas mais que a luz, porque suas ações são más; portanto não recorrerão a mim.

22 Satanás incita-os a fim de conduzir suas almas à destruição.

23 E assim fez um plano astuto, pensando destruir a obra de Deus; mas eu exigirei isso de suas mãos e tornar-se-á em vergonha e condenação para eles no dia do juízo.

24 Sim, ele incita-lhes os corações a irarem-se contra esta obra.

25 Sim, diz-lhes: Enganai e ficai à espreita para apanhar, a fim de destruir; pois eis que nisso não há dano. E assim os lisonjeia e diz-lhes que não é pecado mentir a fim de apanhar um homem em mentira para destruí-lo.

26 E assim os lisonjeia e conduz, até arrastar suas almas para o inferno; e assim os faz cair em suas próprias armadilhas.

27 E assim vai de cima para baixo e de cá para lá na Terra, procurando destruir a alma dos homens.

28 Em verdade, em verdade eu te digo: Ai daquele que mente para enganar, porque supõe que outro minta para enganar, pois esse não está isento da justiça de Deus.

29 Ora, eis que eles alteraram estas palavras porque Satanás lhes disse: Ele enganou-vos—e assim os lisonjeia e leva-os a praticarem iniqüidades, a fim de fazer com que tentes o Senhor teu Deus.

30 Eis que te digo que não deverás tornar a traduzir aquelas palavras que saíram de tuas mãos;

31 Pois eis que não levarão a efeito seus desígnios iníquos de mentir sobre aquelas palavras. Pois eis que, se escreveres as mesmas palavras, dirão que mentiste e que fingiste traduzir, mas que te contradisseste.

32 E eis que publicarão isso e Satanás endurecerá o coração das pessoas a fim de enfurecê-las contra ti, para que não creiam em minhas palavras.

33 Assim Satanás pensa anular teu testemunho nesta geração, para que a obra não venha à luz nesta geração.

34 Mas eis que aqui há sabedoria; e porque te revelo sabedoria e te dou mandamentos sobre o que deves fazer com relação a estas coisas, não a reveles ao mundo até que termines o trabalho de tradução.

35 Não te maravilhes de que eu te tenha dito: Aqui há sabedoria, não a reveles ao mundo—porque eu disse: Não a reveles ao mundo, para que sejas preservado.

36 Eis que não digo que não a reveles aos justos;

37 Mas como nem sempre podes julgar os justos, ou seja, como nem sempre podes discernir os iníquos dos justos, digo-te: Mantém silêncio até que me pareça conveniente dar a conhecer ao mundo todas as coisas concernentes ao assunto.

38 E agora, em verdade eu te digo que um relato daquelas coisas que escreveste e que saíram de tuas mãos está gravado nas placas de Néfi;

39 Sim; e lembra-te de que naqueles escritos se mencionava que um relato mais minucioso destas coisas fora feito nas placas de Néfi.

40 E agora, porque o relato que está gravado nas placas de Néfi é mais minucioso quanto às coisas que, segundo minha sabedoria, eu levaria ao conhecimento do povo neste relato—

41 Traduzirás, portanto, o que está gravado nas placas de Néfi, até chegares ao reinado do rei Benjamim, ou até a parte que traduziste, que está contigo;

42 E eis que o publicarás como registro de Néfi; e assim confundirei os que alteraram minhas palavras.

43 Não permitirei que eles destruam minha obra; sim, mostrar-lhes-ei que minha sabedoria é maior do que a astúcia do diabo.

44 Eis que eles têm somente uma parte, ou seja, um resumo do relato de Néfi.

45 Eis que há muitas coisas gravadas nas placas de Néfi que lançam maior luz sobre meu evangelho; portanto, segundo minha sabedoria, deves traduzir essa primeira parte das gravações de Néfi e incluí-la nesta obra.

46 E eis que todo o restante deste trabalho contém todas as partes de meu evangelho que meus santos profetas, sim, e também meus discípulos pediram, em suas orações, que fossem dadas a este povo.

47 E eu disse-lhes que lhes seria concedido de acordo com a fé expressa em suas orações;

48 Sim, e esta era a fé que tinham—que meu evangelho, o qual lhes dei para que pregassem em seus dias, chegaria a seus irmãos, os lamanitas, e também a todos os que se houvessem tornado lamanitas por causa de suas dissensões.

49 Ora, isto não é tudo—a fé expressa em suas orações era que este evangelho também se torna

– Конец работы –

Эта тема принадлежит разделу:

AS ESCRITURAS

На сайте allrefs.net читайте: AS ESCRITURAS.

Если Вам нужно дополнительный материал на эту тему, или Вы не нашли то, что искали, рекомендуем воспользоваться поиском по нашей базе работ: INTRODUÇÃO

Что будем делать с полученным материалом:

Если этот материал оказался полезным ля Вас, Вы можете сохранить его на свою страничку в социальных сетях:

Все темы данного раздела:

AS ESCRITURAS
  O Livro de Mórmon Doutrina e Convênios A Pérola de Grande Valor     A Igreja de Jesus Cristo dos

DEPOIMENTO DE TRÊS TESTEMUNHAS
  1 Saibam todas as nações, tribos, línguas e povos a quem esta obra chegar, que nós, pela graça de Deus, o Pai, e de nosso Senhor Jesus Cristo, vim

DEPOIMENTO DE OITO TESTEMUNHAS
  1 Saibam todas as nações, tribos, línguas e povos a quem esta obra chegar, que Joseph Smith, Jr., o tradutor desta obra, mostrou-nos as placas mencionadas, que

TESTEMUNHO DO PROFETA JOSEPH SMITH
  1 As palavras do próprio Profeta Joseph Smith sobre o aparecimento do Livro de Mórmon são: 2 "Na noite de...vinte e um de setembro...(1823)...reco

O LIVRO DE MÓRMON
  1 O Livro de Mórmon é um registro sagrado de povos da América antiga e foi gravado em lâminas de metal. Quatro tipos de placas de metal são mencion

Livro de Mórmon
  Nome   Primeiro Livro de Néfi Segundo Livro de Néfi Livro de Jacó Livro de Enos Livro de Jarom

Хотите получать на электронную почту самые свежие новости?
Education Insider Sample
Подпишитесь на Нашу рассылку
Наша политика приватности обеспечивает 100% безопасность и анонимность Ваших E-Mail
Реклама
Соответствующий теме материал
  • Похожее
  • Популярное
  • Облако тегов
  • Здесь
  • Временно
  • Пусто
Теги